17 de junho de 2020

10 passos para mudar o estado negativo de ansiedade

Segundo a OMS, o Brasil já era o país mais ansioso do mundo mesmo antes do coronavírus. Agora, o cenário tende a piorar, afinal, como mudar o estado negativo de ansiedade durante a quarentena?

Na matéria anterior, você teve acesso ao guia prático para entender melhor suas emoções. Elas são estados mentais que resultam de mudanças no organismo em função de mudanças do ambiente. Elas direcionam nosso comportamento para nos adaptarmos em um determinado local. Entrando no mundo das emoções, uma emoção muito presente em nossas vidas durante a quarentena é a ansiedade. 10 passos para mudar o estado negativo de ansiedade

Ansiedade é um termo geral para vários distúrbios que causam nervosismo, medo, apreensão e preocupação. É uma reação que todo indivíduo experimenta diante de algumas situações do dia a dia, como falar em público, expectativa para datas importantes, entrevistas de emprego, vésperas de provas, exames de saúde entre outras.

Algumas pessoas vivenciam esta reação de forma mais frequente e intensa, que pode ser considerada patológica e comprometer a saúde emocional. Preocupação intensa, excessiva e persistente e medo de situações cotidianas. Podem ocorrer alguns sintomas como: frequência cardíaca elevada, respiração rápida, sudorese e sensação de cansaço, entre outros sintomas. Nesse post você vai aprender um guia de passos para sair desse estado negativo de ansiedade.

10 passos para mudar o estado negativo de ansiedade.

1- Respire fundo, bem fundo, lentamente! Aprenda a usar respiração diafragmática.

2- Esteja em contato com a natureza. Vá ao parque, ao campo, vá no seu quintal, veja a luz do dia e respire ar puro.

 

3- Autoconhecimento é imprescindível. Entenda que situações geram sua ansiedade.

4- Organize e reveja todas as áreas da sua vida. Como está sua profissão? Como está sua vida pessoal? Como estão seus relacionamentos?

 

5- Mantenha boas relações! Mantenha por perto pessoas que apoiam seu crescimento, sua evolução.

6- Afaste-se de pessoas tóxicas. Mantenha-se longe de pessoas que te fazem mal.

 

 

7- Reveja o grau de importância de algumas pessoas e situações em sua vida. Não carregue um peso desnecessário.

8- Não se prenda a tantas regras, não crie tantas regras em sua vida. Tenha uma vida mais leve!

 

 

9- Respeite seus valores. Respeite aquilo que é importante para você.

10- Mude seu ambiente. Converse com novas pessoas, mude os móveis de lugar, mude seu caminho para o trabalho. Quebre o estado automático.

 

Com certeza com essas dicas você conseguirá sair mais rápido do estado negativo do transtorno de ansiedade, até aprender a controlá-la. Cuidar da sua saúde e se colocar em primeiro lugar nesse momento, é essencial.

Agora que você já sabe os 10 passos para mudar o estado negativo de ansiedade, que tal aprender a entender suas emoções com o Guia prático de emoções?

Caso queira falar comigo, me siga no Linkedin ou marque uma consulta.

Até a próxima!

 

Vania Rocha

Vou te ajudar a ter saúde mental. Use sua mente a seu favor para transformar a sua vida desde já! ​

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