20 de março de 2020

O trabalho home office em tempos de crise

Trabalhar de casa é uma das saídas para diminuir o contágio do novo coronavírus. Confira dicas de como ser mais produtivo em home office.

O trabalho home office entrou em evidência no mercado por conta da preocupação com a proliferação do novo coronavírus nas empresas. Mas o trabalho remoto não é só ficar em casa, o colaborador precisa estar preparado para essa nova rotina.

Pode parecer, à primeira vista, um sinônimo de produtividade: sem perdas de tempo com trânsito, sem distrações de colegas, autonomia total nos horários, etc. Enfim, um paraíso. Porém, ao trabalhar em casa, qualquer profissional se depara, rapidamente, com um enorme desafio: a disciplina para manter o foco e para evitar tanto as distrações.

Filhos, animais, companheiros (as), tudo nesse momento pode te atrapalhar na realização das tarefas traçadas. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas sobre como manter a produtividade nessa nova realidade.

Home Office – Como ser produtivo em casa?

Se desligue das distrações

Segundo a Porch, a maior distração é a televisão. 76,1% dos funcionários remotos trabalharam com a TV ligada. O próximo item da lista é fazer tarefas pessoais durante o horário de trabalho, onde 64,6% dos funcionários remotos admitem fazer coisas como pagar contas durante o tempo em que “deveriam” estar trabalhando. Outras distrações incluem momentos familiares, distrações com problemas diários, tomar banho, fazer tarefas de casa, fazer exercícios e sair para tomar café, com 27,6%.

O seu ambiente de trabalho deve ser separado ao máximo em sua casa e sua família deve respeitar o seu horário de trabalho.

A primeira coisa a fazer é controlar seu ambiente e criar limites. Se outras pessoas estiverem em casa quando você estiver trabalhando, certifique-se de que elas sabem quando você não deve ser incomodado. Se você tiver crianças em casa, organize seu horário com as delas, aproveite quando estiverem dormindo e, quando acordadas, mantenha as mesmas sempre entretidas com algo que as chame atenção. Tá liberado pedir uma ajudinha para quem estiver em casa.

Ter disciplina é estar ciente de suas fraquezas e criar regras sobre o que você pode e não pode fazer durante o dia.

Entrando na linha 

Tenha um ambiente de trabalho que você se sinta bem. Música? Silêncio? Aromas? Decoração? Prepare tudo para você se sentir confortável onde irá trabalhar.

Para o trabalho home office, você precisa ter disciplina! Não deixe as tarefas para depois só por estar em casa, foque nos jobs, termine-os. Trabalhar usando pijama? Não! Se prepare para o trabalho, levante, tome um banho e troque de roupa. Tirar o pijama é dar adeus ao espírito da preguiça.

Focado e no lugar ideal

Evite se distrair com notificações, seja no Instagram, WhatsApp ou qualquer outra coisa fora do ciclo empresarial que você sabe que vai te roubar o tempo. Se preferir, desative as notificações do seu celular.

Prepare um local específico para o trabalho home office, assim você evitará distrações como ficar vendo tv ou querer tirar aquela soneca muito convidativa no sofá. Seja no quarto, na cozinha, o ambiente que você estiver tem que ser confortável e te manter focado.

Limites são importantes

Tenha um horário para começar e terminar seus jobs. Dessa forma, você não terá ansiedade para todas as outras tarefas a serem feitas. Separe também seu horário preferido, todos nós temos um momento em que somos mais produtivos, então conheça e separe esse momento para realizar as tarefas mais importantes.

Uma dica: baixe o app pomodoro, com ele você determina seu ciclo de trabalho intercalado com pequenos intervalos. A intenção é se manter focado a cada ciclo numa única atividade.

Confiança e contato

O principal cuidado com o trabalho remoto é a comunicação, que não flui naturalmente do mesmo jeito que a presencial.

Se você trabalha em empresa ou agência, você e seus líderes devem ter uma relação de confiança para esse momento delicado. Nada mais cansativo que os chefes ligarem ou mandarem mensagens cobrando ou desconfiando que você não realizou a tarefa dada, não é mesmo? Por isso, combine com o time a melhor estratégia para comunicação, fique ligado nos meios de comunicação, passe um feedback das suas tarefas diárias e mantenha todos sempre informados sobre as suas tarefas realizadas.

Atualmente, o Google liberou gratuitamente a plataforma Hangouts meets para videoconferências, aulas e reuniões para até 250 pessoas simultaneamente, facilitando mais ainda o contato e o home office.

Todo mundo tem a mesma quantidade de tempo, todos os dias. O tempo não é o problema, mas sim as distrações. Você precisa de soluções para gerenciar melhor suas distrações, não seu tempo. Fique ligado nos nossos artigos e continue nos acompanhando pelo Instagram e Facebook.

Até mais!

0 0 vote
Article Rating

Amanda Lima

Falarei com você sobre todo e qualquer assunto de beleza. A gente se vê por aqui.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments