1 de junho de 2020

Guia prático de como entender suas emoções!

Nosso corpo comunica e reflete como nos sentimos e nos oferece informação constantemente sobre nosso estado de ânimo. Por isso é de vital importância entender as mensagens das nossas emoções.

Podemos dizer que as emoções são estados mentais que resultam de mudanças no organismo em função de mudanças do ambiente. Elas direcionam nosso comportamento para nos adaptarmos a determinado ambiente. Já os sentimentos podem ser vistos como uma “evolução” das emoções. Nesse post irei mostrar um Guia prático de como entender suas emoções e coloca-lo em prática. 

Guia prático de como entender suas emoções, como o ciclo funciona:

Nossos pensamentos expõe tudo que está arquivado em nossa mente, eles geram nossas emoções, que são maneiras da nossa mente nos avisar que precisamos ter atenção a algo que está acontecendo ou pode acontecer. Nossas emoções geram nossos comportamentos, que são as nossas ações e que trazem respostas positivas ou negativas, a partir da forma como você age.

Vamos usar como exemplo a seguinte situação: Se eu estou ansiosa por uma situação que ocorreu no meu trabalho e ao chegar em casa ”desconto na comida”, comendo de maneira compulsiva, sem pensar no que está acontecendo, para satisfazer uma “fome emocional”. Estou agindo por impulso, sem perceber que ao terminar de comer aqueles alimentos, posso me sentir ainda pior, pois virão a tona sentimentos de culpa e arrependimento.

O ideal dessa situação seria que eu reconhecesse a ansiedade e ao chegar em casa, encontrasse uma forma saudável de expor o que sinto. Poderia fazer um exercício físico, assistir um filme, conversar com alguém de confiança sobre o assunto, etc. A escolha dessas ações me traria benefícios e não uma soma maior de emoções negativas.

Se você age de forma impulsiva, sem entender sua emoção, pode ter atitudes que vão trazer respostas negativas em diversas situações e com várias pessoas. 

Quando você treina o reconhecimento desse ciclo, se torna mais claro que comportamentos/hábitos precisam ser modificados e como suas emoções te afetam.

Enquanto você não entender seu estado emocional, irá continuar a agir por impulso e criar conflitos desnecessários. As emoções vêm a tona para nos mostrar algo. Passe a perceber esse sinal que ela te traz! E tome cuidado com seus pensamentos. Eles podem te fazer sentir-se bem ou ficar preso a sentimentos negativos. 

3 emoções que nos fazem manter comportamentos negativos

Medo – falta de controle sobre o que vem a frente, sobre o que não conheço. Preciso escolher se o enfrento.

Acomodação   sou assim mesmo. Pensando dessa forma não haverá comprometimento com sua mudança.

Vergonha – admitir-se falho. Todos falhamos e vamos continuar falhando. É através disso que aprendemos, evoluimos. Tire das situações o seu aprendizado.

O que podemos fazer para sermos protagonistas da nossa vida:

Autoconhecimento – quando trabalhamos no processo de nos conhecer, entendemos mais rapidamente nosso estado e conseguimos mudar de forma mais breve e satisfatória. Entendemos aquilo que noa faz mal e aquilo que nos faz bem.

Planejamento – crie um plano de ação orientado e com foco na solução do problema. Pensar e agir de forma estratégica. Observe-se, avalie e veja se está no caminho traçado. Se sair da rota, pense em novas estratégias e recomece. Assim como usamos estratégias na nossa vida profissional, devemos também usá-las na nossa vida pessoal.

Estabilização do comportamento – nessa etapa as ações já se tornaram automáticas e você não precisa mais de esforço consciente para realizá-las. Aqui é o momento de comemorar ainda mais suas mudanças.

Agora que você já sabe como entender suas emoções, descubra como manter sua saúde e autoestima durante a quarentena, e usar a sua mente a seu favor, afinal, temos que nos cuidar em qualquer ocasião.

Caso queira falar comigo, me siga no Linkedin ou marque uma consulta comigo.

Até a próxima!

Vania Rocha

Vou te ajudar a ter saúde mental. Use sua mente a seu favor para transformar a sua vida desde já! ​

1
Deixe um comentário

avatar
1 Conversas
0 Resposta
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Conversa mais quente
1 Participantes
Carine Participantes recentes
Mais novos Mais antigos Mais votados
Carine
Visitante
Carine

Sensacional Vânia! Sempre aprendo mais com vc.