27 de abril de 2020

Fechei as portas do meu salão, e agora?

Gestores da beleza estão com as portas dos seus estabelecimentos fechadas por conta da pandemia do Covid-19. Saiba como não entrar em desespero e focar suas energias para manter o seu negócio.

Fechei as portas do meu salão, e agora?

Muitos profissionais da beleza estão com as portas dos seus estabelecimentos fechadas por conta da pandemia do Covid-19. O importante nesse momento é não entrar em desespero e focar sua energia em pensamentos positivos e usar seu tempo em ações certeiras.

Jack Simonéia, empresária de Santa Catarina, nos contou um pouco mais sobre os desafios do empreendedorismo e da gestão do seu negócio nessa nova fase que estamos passando por conta do Covid-19 e deixou 10 dicas que você, empresário, pode seguir nesse momento. Lembre-se: tudo isso irá passar e precisamos nos manter focados.

Fechei as portas do meu salão, e agora?

1. Mantenha a fé e a esperança.

O primeiro passo é acreditar no seu negócio. Nós não podemos esquecer do nosso propósito. Não tome decisões emocionais, analise e pense muito antes de qualquer ação e posicionamento nesse momento.

2. Descubra a real situação que você se encontra.

Seu barco está furado, entrando água, ou não? Esse é o momento de você analisar o seu negócio mais profundamente.

Reveja seus custos mensais e pense: você tem dinheiro? Recursos nesse momento? Os clientes vão voltar? Você pode pagar o aluguel? A partir dessas respostas, você terá que escolher um caminho.

3. Envolva todos as partes interessadas.

A comunicação é de extrema importância nesse momento. Manter o contato com seus clientes, fortalecer o seu relacionamento com eles, mesmo que seja on-line.

Faça uma reunião com seus colaboradores e escute a opinião deles, afinal estão do seu lado todos os dias e precisam saber que você dará apoio a eles, e que você poderá contar com eles. Também esclareça a situação do seu negócio com seus fornecedores, sócios e bancos, se preciso negocie boletos, aluguel e o que você precisa para se manter nesse momento.

8. Utilizar novas estratégias de marketing.

No atual momento você precisa se destacar e continuar a criar um relacionamento com seus clientes, por isso produza conteúdos diários e inove na gestão do seu negócio com as estratégias de marketing digital.

– Ofereça o agendamento on-line.

– Sistema delivery.

– Venda combos de serviços e produtos antecipadamente.

– Atendimento domiciliar, com segurança, se for preciso.

– Tutoriais, consultorias, lives, videoaulas.

– Atendimento em casa.

4. Faça um planejamento pessimista na pandemia.

É preciso se preparar para o pior. Se for preciso, tomar decisões importantes. O que pode ser cortado, o que pode ser deixado para depois. Sobre seus colaboradores: demissões, redução de salários, afastamento, férias, banco de horas. Pense nisso, trace um plano de ação.

5. Se prepare pra voltar, o que é necessário pela legislação?

Pesquise a respeito da prevenção imposta pela Vigilância Sanitária e Ministério da Saúde. O que não posso fazer? Tenho algo para me diferenciar? Se sim, divulgue para transmitir segurança ao seu cliente.

6. Na abertura das portas, aplicar a biossegurança cumprindo as normas da vigilância sanitária.

Medidas que podem ser tomadas: aplicar horários de atendimento fazendo escalas e respeitando o espaço de um cliente para o outro, organizar os horários do seu agendamento para evitar a aglomeração no seu salão, manter seu estabelecimento higienizado, utilizar máscaras e luvas durante o atendimento e oferecer o mesmo a seus clientes para transmitir segurança a eles.

7. Incluir nos custos dos serviços o material descartável, álcool, etc.

Fazer um levantamento deste novo formato, que implicará no preço final.

9. Treinar os Profissionais que atuarão neste novo formato.

Não seremos mais os mesmos, o mundo mudou e o profissional meia boca não irá se manter. Treine os profissionais que vão seguir nesse momento com você. Desde o atendimento, serviço oferecido, relacionamento com o cliente até a prevenção.

Veja as dicas completas da Jack Simonéia aqui.

E aí, o que achou deste post? Quer mais entrevistas assim por aqui? Deixe aí nos comentários sua opinião. Nos acompanhe pelo Facebook e Instagram para receber mais conteúdos como esse.

Até a próxima!

 

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Amanda Lima

Falarei com você sobre todo e qualquer assunto de beleza. A gente se vê por aqui.

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