13 de abril de 2020

Jack Simonéia: Estratégias e novas oportunidades em tempos de crise.

Qual posicionamento deve ser tomado pelo empresário nesse momento de crise causado pelo Covid-19? Quais estratégias você deve adotar para manter seu negócio de beleza? Tiramos essas dúvidas com a visagista e empresária, Jack Simonéia.

Jack Simonéia: Estratégias e novas oportunidades em tempos de crise.

Jack Simonéia representa de forma autêntica a empreendedora moderna. Amando o que faz e uma profissional de sucesso, faz da excelência um princípio em sua trajetória.  

Instalada em Joinville, atua no segmento de beleza e bem-estar há mais de 35 anos e acredita que a felicidade está muito além da imagem externa, onde propõe e estimula a autoestima por meio do autoconhecimento e da dedicação a si mesmo 

Hoje, com suas duas unidades, Grupo Simonéia Matriz e Grupo Simonéia Garten Shopping, Jack nos contou um pouco mais sobre os desafios do empreendedorismo e da gestão do seu negócio nessa nova fase que estamos passando por conta do Covid-19. Confira!

Como você enxerga a gestão de negócio nesse atual momento? Qual foi seu posicionamento como empresária?

Em primeiro lugar, coloquei a saúde das pessoas. Entendemos que todos ficam preocupados em perder seus empregos e nós, empresários, preocupados em fecharmos as portas. Mas de uma forma global, todos temem não ter saúde, então em primeiro lugar colocamos nossa empatia e avaliamos os pontos essenciais. 

Entendo que meu posicionamento é de extrema responsabilidade social, então eu procurei tomar uma atitude com responsabilidade, porque isso iria afetar de forma social como os clientes iriam nos ver, como os colaboradores iriam nos ver, então eu tomei bastante cuidado. 

Sei que alguns salões atenderam escondido, com portas fechadas, mas nós não. Nos posicionamos, visando à saúde de todos, compreendendo a gravidade da situação, entendendo o governo e o colaborador que não pode vir trabalhar quando a porta abriu, porque não tem transporte ou porque o filho está em casa sem aulas. Assim, buscamos ter em nossa organização a compreensão de todos os lados.  

Voltado à gestão de negócio e aos empresários, eu aponto alguns pontos a se pensar nesse momento.

Quais medidas de conscientização e de prevenção você adotou em seus salões de beleza?

Fiz o que estava a meu alcance, tive que tomar algumas decisões, entre elas, reduzir o time para atender 50% da capacidade, fazendo escala. Afastar alguns funcionários CLT para receberem pelo governo em casa.

Aumentar o rigor na nossa higienização para que minha marca seja vista também como uma marca útil de alguma forma no combate a esse vírus. Uma ação forte de conscientização e de prevenção com o uso de máscaras para profissionais e clientes. A higienização é feita já na porta quando o cliente chega, pelo segurança. Já na entrada tem um tapete com água sanitária, então o cliente limpa o pé ali mesmo, enfim, tomamos todas as medidas visando sempre à saúde de uma forma global.  

Nesse momento, a presença nas mídias sociais é de extrema importância. Como você enxerga essa presença?

Eu uni inovação tecnológica e empreendedorismo. No ano 2000, apenas 12% das pessoas tinham celular, agora 60% têm. Até 2030, mais de 75% terão celular. Meu cliente está conectado e se eu não estiver onde ele está, corro o risco de deixar de ser relevante. Precisei mudar minha mente e ter um novo comportamento. Entender o novo consumidor: o 4.0 que tem um alto nível de exigência. 

Uma de suas estratégias é manter o relacionamento com o cliente, como você desenvolve isso atualmente?

Desenvolvi a PRESENÇA DIGITAL, porque se você não tiver presença você DEIXA espaço para os concorrentes ganharem espaço na hora da influência na compra. Estudei quais os canais preferidos de compra e pesquisa dos meus clientes. 

O nosso maior sucesso para ter um relacionamento com o cliente 24 horas foi ter um sistema de agendamento on-line. Com o nosso aplicativo exclusivo Jack Simonéia, desenvolvido pela Beauty Date, nosso cliente baixa pelo Apple Store e Google Play e compra vouchers com descontos, além de consultar nosso cardápio de beleza, agendar um horário em nosso salão sem sair de casa e escolher seu profissional de preferência. Por ser um app de agendamento exclusivo, nossas clientes amam!

Pensando nos profissionais, o aplicativo permite que o nosso colaborador tenha autonomia de cuidar da sua agenda. 

Agora com o sistema de vendas on-line, uma sacada muito legal que surgiu pelo sistema de gestão AZ4. No atual momento, as pessoas querem procurar um serviço pelo melhor preço, então eu posso colocar os combos, as opções que a cliente pode comprar, tendo o poder de decisão e escolhendo o que ela precisa. Eu sou muito grata e adoro o sistema AZ.

Você teve que abordar outras estratégias digitais para sua gestão? Quais?

Sim, desenvolvi também uma revista digital com campanhas e eventos do mês para facilitar que a cliente tenha o poder de escolha dos seus serviços:

  • Elas pagam on-line;  
  • Elas pesquisam on-line;  
  • Envio a pesquisa satisfação pós-vendas on-line.

Outras ideias que coloquei em prática que indico são:

  • Oferecer um diagnóstico capilar virtual;
  • Ter simulações virtuais Hair e Make;  
  • Aplicativos que mostram o resultado final de um serviço;
  • Ofereça consultorias, cursos e mentorias on-line.

Uma dica importante que eu dou nesse meio digital é: invista em presença digital no Instagram, a rede social do momento.

  • Poste fotos a cada 10 horas no seu feed do Instagram para gerar engajamento;
  • Feed com fotos com enquadramento correto chamam mais atenção;  
  • A cada 5 fotos, postar uma frase de impacto para seu cliente; 
  • Utilize as hashtags para sinalizar seus posts e para alcançar mais clientes;
  • Faça Stories frequentes;
  • Produza vídeos com bons conteúdos para o igtv;   
  • Faça lives para gerar engajamento pelo seu conteúdo;   
  • Invista na otimização de anúncios do seu negócio nas mídias sociais. 

A inteligência emocional do empreendedor define muito o posicionamento do seu negócio nesse momento, o que você pensa sobre isso?

Mantenha a fé e a esperança. Acredite no seu negócio. Nós não esquecemos do nosso propósito, então olhe para ele e não se desespere.
A vida vai seguir. Não tome decisões emocionais.

Acredito no desenvolvimento humano, gerando pessoas excelentes. Pessoas que tenham EMPATIA, AMOR e que a humanização será a maior procura. Gente de verdade. 

Por isso, se avalie e se destaque.

O que te torna único? Qual experiência ofereço? Sou excelente? Tenho um diferencial?  

Acredito que seguindo esses passos e pensamentos e tomando uma postura de um empresário que pensa no futuro do seu negócio, seus clientes e colaboradores, vamos conseguir superar essa crise e nos levantarmos ainda mais fortes.

Gostou do depoimento da empreendedora Jack Simonéia? Conte aí nos comentários o que achou e que medidas você também toma para lidar com essa crise. Nos acompanhe pelo Facebook e Instagram para receber mais conteúdos como esse.

Até a próxima!

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Amanda Lima

Falarei com você sobre todo e qualquer assunto de beleza. A gente se vê por aqui.

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Bia
Bia
7 meses atrás

Ela eh ótima , amei as dicas , obrigada ?