3 de dezembro de 2019

Saiba como contratar melhores funcionários para salão

Para te ajudar a entender melhor essa escolha, separamos algumas dicas que devem ser levadas em consideração na hora de contratar funcionários para o salão de beleza. Confira!

Contratar os melhores funcionários para salão e manter bons profissionais, hoje em dia, se tornou bastante difícil. Isso pela elevada rotatividade de profissionais e a desvalorização da mão de obra.  Além disso, lidar com profissionais despreparados pode gerar mais trabalho, além do que você já tem para se ocupar.

Para não errar na hora de contratar colaboradores para o seu estabelecimento é importante delimitar o que se espera deles e o que seu salão tem a oferecer.

Saiba como contratar melhores funcionários para salão:

 1. Antes de contratar pessoas para o salão, verifique as referências

Para evitar surpresas futuras, procure saber o que levou aquela pessoa a sair da última empresa em que trabalhou, a personalidade e como ela agia com os clientes anteriores.

O currículo pode ser bom e a entrevista também, porém nada melhor que o dia a dia para comprovar a capacidade e o comportamento do novo contratado.

Prefira indicações de clientes e administradores de outros salões, pois é importante verificar se o profissional é alguém com a competência e a postura que o seu negócio requer.   

2. Avalie as habilidades

Faça um teste, peça ao profissional que execute uma tarefa que ele diz ser especialista, assim você observa as habilidades dele, a maneira como ele reage à pressão e como trata os clientes. Passe as instruções e o resultado que deseja com clareza e observe. Ao final, dê o seu feedback.

O trabalho a ser realizado pelo profissional dependerá da especificidade de cada um, mas o parâmetro deve ser a forma como o seu salão trabalha. Assim como, os colaboradores devem demonstrar simpatia, proatividade, boa vontade e estarem sempre atentos.   

3. Garanta que a contratação esteja dentro da lei

Existem algumas formas de contratação previstas em lei, as mais utilizadas para contratar funcionários para o salão são as expostas a seguir: 

  • Contrato por Prazo Indeterminado: Não tem prazo estipulado para o término. 
  • Trabalho a tempo parcial: Jornada limite de 25 horas semanais, salário proporcional e sem horas extras. 
  • Contrato por prazo determinado: Limite de 2 anos. 
  • Por obra certa: O contrato termina com a finalização do serviço. 
  • Experiência: Limite de 90 dias. 
  • Aprendiz: Contrato de trabalho especial para jovens entre 14 e 18 anos inscritos em programa de aprendizagem. 

4. Invista nos seus parceiros e ofereça boas condições de trabalho

Após a contratação dos novos colaboradores, vale a pena investir em capacitação e estratégias para mantê-los. Você precisa que eles estejam motivados para que proporcionem a mesma sensação aos seus clientes.

Vale ressaltar que pagamento em dia e acima média, premiações e reconhecimento, assistência médica, cesta básica, comissionamento e/ou bonificação por metas atingidas, são benefícios que podem reduzir a rotatividade do seu salão e motivar os colaboradores que já trabalham para você, bem como quando for contratar novos para o salão.   Gostou deste artigo? Quer ficar sempre por dentro das nossas dicas? Então siga a nossa página no Facebook! 

0 0 vote
Article Rating

Amanda Lima

Falarei com você sobre todo e qualquer assunto de beleza. A gente se vê por aqui.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments