28 de agosto de 2020

Como ser um cabeleireiro autônomo de sucesso?

Já pensou em ser um cabeleireiro autônomo? Trabalhar por conta própria, organizar os próprios horários e não ter gastos com estrutura de atendimento pode ser libertador, mas é preciso saber por onde começar!

Seja pelo benefício de poder conciliar melhor a carreira e o lazer ou pelas novas oportunidades de garantir uma renda, optar pela autonomia profissional (onde você não tem vínculo empregatício com uma empresa), já é um caminho escolhido por muitos profissionais, inclusive os da indústria da beleza. Como ser um cabeleireiro autônomo de sucesso?

Quando essa ideia passa pela cabeça o segredo é estar bem preparado para colocar o plano em prática.Pensando nisso, separamos algumas dicas de ouro para te ajudar a ser um cabeleireiro(a) autônomo(a) de sucesso!

Os desafios para se tornar um cabeleireiro autônomo

Se você está pensando em se tornar um cabeleireiro autônomo, saiba que não é um caminho fácil. Requer tempo, disciplina e, principalmente, ser uma pessoa bem organizada.

É preciso ter em mãos um planejamento financeiro, detalhando quais serão seus gastos, custos e um planejamento estratégico, especificando o que você precisará para exercer sua profissão, realizar os atendimentos e conquistar o cliente em potencial, assim, as chances de erro são menores.

 

Valorize o seu trabalho

O cliente sabe que um bom trabalho tem o seu valor. Quando você abaixa muito o preço, ele pode desconfiar da qualidade, principalmente se é a primeira vez que ele te procura. Nossa dica é: evite descontos desesperados. Faça pacotes completos mais em conta ou dê um serviço extra. Assim, seu cliente enxergará valor em você.

Faça uma pesquisa de mercado para saber o valor que está sendo praticado de determinado serviço, e não se esqueça de levar em conta os seus custos, como deslocamento, caso atenda a domicílio ou seus custos em atender em um local fixo.

Saia da informalidade!

O profissional autônomo não precisa ter uma carreira de imprevistos. Sair da informalidade é um passo importante a ser tomado. Ao virar MEI (Microempreendedor Individual), você passa a contribuir para o INSS e pode emitir nota fiscal, o que abre portas para trabalhar como fixo, ser freelancer em um salão de beleza ou ter seu negócio próprio.

Aposte na divulgação

As redes sociais são as grandes aliadas de qualquer profissional da beleza. O Instagram, por exemplo, hoje é a rede social mais utilizada entre os profissionais de beleza, ajuda a divulgar seu trabalho, se conectar com os clientes e ainda acompanhar os trabalhos de outros profissionais e ter inspirações. Capriche nas imagens dos seus trabalhos e corra para divulgar.

Faça posts diários para chamar a atenção de seus clientes, use os stories, hashtags, marcações, localização e todos os recursos dessas redes. Peça também para que suas clientes te marquem nas postagens delas e ajudem a levar seu trabalho mais longe.

Especialize-se, sempre!

Saber de tudo um pouco é importante para oferecer um serviço mais completo. Mas, dificilmente você conseguirá se destacar em todos os procedimentos. Por isso, que tal focar em uma especialização? São diversos caminhos possíveis dentro deste universo do cabelo: corte, coloração, tratamentos, penteados, visagismo, alisamentos/Relaxamentos e muitas outras.

Conheça todos os procedimentos e veja com qual você mais gosta de trabalhar. Corra atrás de mais conhecimento para melhorar suas técnicas. Muitos salões, e até mesmo os clientes, procuram profissionais que dominam o que fazem, buscam novidades e as tendências no setor da beleza.

Tenha boa relação com seus clientes

Quem dará o grande empurrão na sua carreira são os clientes. Por isso, esteja sempre disponível para ajudar. Tenha paciência e tente sempre entender as expectativas deles. Também seja clara sobre os resultados, valores, tempo do procedimento e tudo mais. Passe confiança, isso fará com que o cliente te indique para outras pessoas.

Aplicativos ajudam a organizar a rotina dos cabeleireiros autônomos

Engana-se quem acha que os aplicativos são só para entretenimento. Eles podem ser uma verdadeira mão na roda no dia a dia profissional. Você pode procurar por aplicativos que sirvam como agendas para organizar horário dos clientes, existem até opções que possibilitam que eles façam os agendamentos on-line, facilitando sua vida e oferecendo praticidade para seu cliente, como o Beauty Date, feito especialmente para profissionais de beleza.

O app também permite que você apareça para um amplo público pela geolocalização e tenha seus serviços cadastrados mesmo como profissional autônomo.

Também há aqueles que permitem você tirar uma foto e mudar a cor do cabelo na imagem, como é o caso do Hair Color Studio. Assim fica mais fácil de ajudar o cliente a escolher o tom perfeito. Nossa dica é buscar também apps de edição de foto para dar um toque especial nas fotos dos clientes para divulgação.

Com o caminho das pedras traçadas, é essencial estar antenado em todas as novidades que o mercado da beleza pode oferecer. Nunca deixar de sonhar, dar o seu melhor e fazer o possível para fidelizar seus clientes, afinal, eles são o que você terá de maior valor.

Para acompanhar mais dicas e tendências de beleza, continue nos acompanhando aqui no portal #otb e nas nossas mídias sociais: Facebook e Instagram!

Até a próxima!

0 0 vote
Article Rating

Amanda Lima

Falarei com você sobre todo e qualquer assunto de beleza. A gente se vê por aqui.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments