6 de maio de 2020

Beleza na quarentena: como manter sua saúde e autoestima

Ficar em isolamento social agora é um ato de solidariedade para todos, pois é um cuidado com a nossa saúde física, mas é preciso cuidar também da nossa saúde emocional.

No atual momento que estamos todos em quarentena, a tendência é deixarmos alguns hábitos e rotinas que tínhamos para trás. Mas não é porque estamos em casa que a beleza precisa ficar em segundo plano, né? Quando cuidamos do visual, nosso humor e nossa autoestima também são beneficiados, qualquer mudança no exterior tem uma ação direta no nosso interior. Beleza na quarentena: como manter sua saúde e autoestima

Uma boa autoestima é essencial para guiar decisões mais leves e equilibradas. Porém, assegurar essa questão em dia, em tempos de coronavírus e quarentena, pode ser um pouco mais desafiador. Portanto, saiba como manter sua saúde e autoestima durante essa quarentena.

Durma bem, mas só o necessário

Ter uma boa noite de sono é indispensável tanto para o corpo quanto para a mente. Mas, você sabia que dormir demais pode ser tão prejudicial para a saúde quanto ter poucas horas de sono? Segundo especialistas, para uma noite bem dormida de um adulto, o ideal são de 7 a 8 horas de sono profundo e sem interrupções. Aliás, o excesso de sono pode estar associado a doenças.

Por isso busque ter horários certos de sono para acordar disposta e sem olheiras, além de se adequar a uma nova rotina.

Tenha uma alimentação saudável

Tudo o que você come reflete no bem-estar do seu corpo, seja na sua imunidade ou na parte externa, como pele e cabelo. Por isso é tão importante manter uma boa alimentação neste momento.

Eu aposto que você já ficou com uma sensação ruim após comer um fast food, ou acordou depois de um dia todo comendo besteira com a pele péssima. Toda aquela gordura ingerida precisa ir para algum lugar e, mesmo seu corpo lutando contra ela, as substâncias desses alimentos são absorvidas pelo organismo. O resultado disso são futuras espinhas e possivelmente uma pele mais oleosa e descamativa. Comer com cautela não tem problema, mas sem exageros, fechado?

Atividade física já!

A prática de exercícios físicos traz inúmeros benefícios para a saúde e qualidade de vida. Você pode praticar durante o dia, adaptando-os ao espaço de sua casa.

Praticar exercício físico de intensidade moderada promove significativas melhoras nas respostas imunológicas, além de ajudar a reduzir marcadores inflamatórios crônicos de baixo-grau. Outro benefício de fazer atividade física regularmente é a redução do quadro de ansiedade e estresse, principalmente com as preocupações causadas pela pandemia.Exercícios de respiração, Yoga e Pilates são excelentes opções para amenizar a sensação de pânico, medo e preocupação. Se preferir, um planejamento de treino poderá vir em uma boa hora.  Se possível procure um profissional da área que esteja atendendo, mesmo que on-line.

Cuidados com a pele

Reserve um tempinho para manter o seu cuidado com a pele e não deixar o skincare esquecido durante a quarentena. A sua pele também faz parte da sua saúde física e não só da sua aparência, por isso, não tem motivo para deixá-la de lado só porque ninguém vai vê-la.

Busque manter sua pele sempre limpa com seu sabonete da sua preferência e utilize cremes leves, principalmente hidratantes. Uma pele perfeita não se resume apenas ao rosto, certo? Algumas áreas do corpo, como cotovelos e joelhos costumam ressecar com mais facilidade, então dê maior atenção a essas partes.

A esfoliação também é a sua aliada e o legal é que você não precisa de produtos caros para alcançar um bom resultado. Sabia que dá para fazer esfoliação no rosto – e na boca! – usando apenas açúcar e mel? Essa combinação, além de remover células mortas, hidrata toda a pele. Outra misturinha que você pode utilizar é de borra de café com azeite extravirgem – se sua pele for oleosa, coloque só um pouquinho do azeite. Lembrando que a esfoliação não deve ser feita todos os dias, duas a três vezes intercaladas por semana é o suficiente!

Cuidados com o cabelo

Não é apenas a pele que precisa de atenção; os cabelos também. Quando ficamos em casa geralmente temos o costume de apenas deixar os cabelos presos, algo que, feito durante períodos muito longos, não faz bem aos fios! O ideal é manter os cabelos soltos ao máximo para eles não ficarem quebradiços.

Se você tem o costume de dormir com os cabelos molhados, está mais que na hora de mudar esse hábito. Essa atitude pode agravar problemas capilares e ajuda a ter caspas. Além da questão estética, pense na saúde dos seus fios que pode ser prejudicada.

A rotina de hidratar e restaurar as medeixas não pode ficar para depois, viu? O cabelo pede por isso, então dê aquilo que ele precisa. O prazer de sair do banho com os cabelos bem limpinhos e cuidados é maravilhoso, além de que o cheiro é super gostoso. Se você quer dar um up nas energias, comece cuidando de cada parte do seu cabelo. Pense que logo essa quarentena vai acabar e quando isso acontecer você estará pronta para arrasar fora de casa!

Cuidado com as unhas

Procure deixar elas cortadinhas para facilitar o seu trabalho na hora de lavar as mãos. Se você não gostar desse estilo, então o cuidado com a higiene precisa ser redobrado para não permitir que o vírus chegue na sua casa por meio das suas unhas!

E para cuidar das unhas, compridas ou não, passe sempre um hidratante nas mãos. Além de ajudar a pele que pode estar ressecada pelo uso de álcool gel, o uso de creme pode ajudar a fortalecer as unhas e evitar a descamação.

Cuidando da sua mente

Muito tem se falado sobre as consequências do isolamento social. Além de prejudicar diretamente a economia, o comércio e, principalmente, pequenos e médios negócios, há também o fator humano.A verdade é uma só: todos vão sair perdendo algo durante esta crise. Ninguém está isento. A diferença é que alguns sofrerão mais e outros menos.

O que nós podemos fazer é buscar amenizar os sintomas de ansiedade e tentar viver de uma maneira saudável, refletindo sobre os aprendizados que podemos ter com toda essa triste realidade.

Esse pode ser o melhor momento para você realizar um planejamento para a sua vida, viagens e tudo o que você quer fazer após a quarentena. Além disso você pode finalmente ler aquele livro que tanto queria ou colocar suas séries em dia, não é mesmo?

Com tantas plataformas on-line, você pode encontrar tudo que deseja, além de fazer cursos profissionalizantes ou em uma área que você sempre quis fazer. Tem um universo de possibilidades na sua frente, saiba aproveita-la.

Roupas também são sinônimo de beleza

Seu guarda-roupa está quase explodindo por causa da bagunça ou está tudo no lugar? Saiba que organizar as roupas e separar para doação aquelas que você não usa mais é uma excelente terapia.

Desapegar das roupas, sapatos e bolsas não é nada fácil, mas pense o quanto é melhor liberar espaço para futuros novos itens e quão feliz alguém pode ficar em receber aqueles itens.

Além de solidária e importante, a atitude de passar para frente as coisas que tanto te fizeram bem é um ato de sustentabilidade. Se você estiver precisando de uma renda extra e tiver peças novas ou pouco usadas, também vale tentar vendê-las por meio das redes sociais.

Gostou das nossas dicas de como manter a saúde e a autoestima na quarentena? Espalhe com as amigas para todas cuidarem da saúde física e emocional juntas.

Nos acompanhe pelo Facebook e Instagram para receber mais conteúdos como esse. Até a próxima!

Beleza na quarentena: como manter sua saúde e a autoestima Beleza na quarentena: como manter sua saúde e a autoestima Beleza na quarentena: como manter sua saúde e a autoestima Beleza na quarentena: como manter sua saúde e a autoestima

Amanda Lima

Falarei com você sobre todo e qualquer assunto de beleza. A gente se vê por aqui.

1
Deixe um comentário

avatar
1 Conversas
0 Resposta
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Conversa mais quente
1 Participantes
Claudia Participantes recentes
Mais novos Mais antigos Mais votados
Claudia
Visitante
Claudia

Adorei, ótimo conteúdo