23 de junho de 2020

Autocuidado vira tendência durante pandemia

A quarentena em prevenção ao Covid-19, despertou nos consumidores o interesse por autocuidado em diferentes aspectos, movimentando os setores da saúde e beleza.

Com a pandemia do Covid-19, estamos vivendo um novo tempo. O mundo virou de cabeça para baixo e em meio tantas mudanças, o medo, a ansiedade e o estresse estão mais presentes em nossas vidas. Tudo isso despertou nas pessoas o interesse maior por autocuidado em diferentes aspectos. Rituais de cuidados com a pele, procura por produtos específicos, estão entre as tendências de beleza durante e pós-pandemia. Autocuidado vira tendência durante pandemia

Autocuidado vira tendência de beleza durante pandemia

O Google Trends, plataforma que monitora as buscas de determinados termos no Google, registra um aumento substancial na procura pelo termo “skincare”, por exemplo, desde o início do ano, e, no final do mês de abril, o interesse pelo tema alcançou o pico de popularidade. Segundo dermatologistas, as pessoas estão dando mais importância aos cuidados que devem ter em casa, levando em conta que não sabem quanto tempo a quarentena irá durar e que precisam manter seus cuidados pessoais.

No entanto, mesmo com esse crescimento, os médicos sugerem que haverá um consumo mais consciente e inteligente nessa área. As pessoas vão selecionar melhor os produtos que utilizam, dando preferência para os que oferecem benefícios individualizados e que entregam verdadeiramente o resultado esperado. A tendência será cada vez mais, associar o autocuidado a uma experiência de relaxamento. Serão valorizados os pequenos atos de cuidados com a pele que refletem algo maior: o de cuidar de si mesma.

Alta procura por profissionais da área da saúde e beleza

Durante a quarentena, houve um aumento na procura de profissionais da área saúde e beleza, como: educadores físicos, Nutricionistas e Psicólogos. A prática da atividade física para se manter em forma, mesmo em casa, despertou o interesse das pessoas por diversos esportes e tipos de exercícios que podem ser praticados, levando a uma grande procura por videoaulas, lives sobre o assunto e até mesmo, consultas on-line e acompanhamento com profissionais.

A alimentação saudável anda de mãos dadas com a atividade física, levando em conta que ambas tem ligação quando o assunto é resultado final e ter uma melhor qualidade de vida. Profissionais da área da Nutrição, tiveram que se adaptar ao momento e oferecer atendimentos on-line, uma forma de acompanhar seus clientes, mesmo que a distância.

A quarentena e todas as preocupações em torno da pandemia de coronavírus podem potencializar quadros de estresse, ansiedade e depressão. Assim, tudo que puder ser feito para preservar a saúde emocional neste momento é importante. Com a grande procura de acompanhamentos psicológicos e terapias on-line, diversas plataformas de psicologia tiveram os seus números de acessos e cadastramentos triplicados desde o início da pandemia, abrindo novas oportunidades para profissionais da área.

Autocuidado refletido na Indústria da beleza

Tanto a indústria de beleza quanto os serviços de beleza e saúde, terão que conviver com o impacto do vírus no futuro próximo, cada uma com a sua realidade. Grandes marcas de cosméticos terão que reformular seus métodos de fabricação e investir em produtos específicos, com matérias-primais mais naturais e mais sustentáveis. Com o mercado mais movimentado e competitivo, grandes marcas vão enfrentar novos concorrentes, que terão oportunidades de crescimento, como pequenas empresas que tem como base a fabricação de produtos que visam o autocuidado natural.

Essa mudança de mindset de consumo refletirá também nos tratamentos estéticos. Dermatologistas afirmam que os investimentos serão em procedimentos que além de tratar um quadro específico, oferecem benefícios duradouros, necessitando ainda mais de pesquisas e cursos profissionalizantes para ajudarem os profissionais da área a se adequarem ao novo mercado.

Para acompanhar mais tendencias no mundo da beleza e da saúde, continue nos acompanhando aqui no portal #otb e nas nossas mídias sociais: Facebook e Instagram!

Até a próxima!

0 0 vote
Article Rating

Amanda Lima

Falarei com você sobre todo e qualquer assunto de beleza. A gente se vê por aqui.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments